Parte do processo de pós impressão, o relevo é uma das formas de acabamento do material impresso. Ele permite imprimir imagens e texto com um resultado mais sofisticado. É possível sentir esse tipo de acabamento passando os dedos na superfície impressa, pois é criado um desnível no suporte. Ele pode ser feito a partir de duas técnicas, o relevo seco e o relevo americano.
Relevo Seco
O relevo seco é feito a partir da pressão de uma matrix (em baixo relevo) em uma contra-matrix (em alto relevo), com um suporte entre eles. Após esse processo, é possível observar a marca deixada no suporte, não sendo necessário o uso de tinta.Podemos observar esse provesso mais detalhadamente no vídeo abaixo:
[1]
É importante destacar que nesse tipo de relevo o verso do suporte sempre terá as marcas deixadas pelo processo.
Esse tipo de relevo é um processo simples e permite um acabamento mais refinado para a peça gráfica. Pode ser encontrado em convites, capas de folders e revistas, cartões de visitas, marcas similares a carimbos e etc.
[editar] Relevo Americano
O relevo americano é feito com uma tinta especial, que tem como base um pó termoplástico. Esse pó quando aquecido torna-se um líquido homogêneo, após o resfriamento esse líquido se solidifica, criando o relevo.É possível compreender melho esse processo assistindo o vídeo abaixo:
[2]
Diferentemente do relevo seco, ao observarmos o verso do suporte não há marcas deixadas.
O relevo americano também proporciona a peça um acabamento bem mais refinado e pode ser encontrado em convites, embalagens, cartões de visitas, capas de livros e revistas, entre outros.
Você sabe me indicar lugares que fazem relevo americano em São Paulo?
ResponderExcluirE no caso do convite de casamento sevilha?
ResponderExcluir